Uma carta.

Tempos antigos que não voltam mais. Será mesmo? Tenho um questionamento quanto a isso, se no período ilumisnista você tinha que juntar dinheiro para consumir algo por que hoje eu não preciso disso? Como todos devem saber isso foi apenas um reflexo com o passar do tempo, e existe outro fator, nos tempos do começo da modernidadeo Estado não interferia-se na econômia de forma dura e aos mesmo tempo oportunista, claro que oportunista no sentido de oferecer oportunidades para as pessoas. O que hoje pode ser de fácil compra e livre para qualquer pessoa, nos tempos anteriores era mais restrito, e não se tinha esse livre acesso, o que se tinha era você consumia o que era viavél para você. Por exemplo: Se você tinha dinheiro para comprar um carro, você se quisesse compraria. Não existia oportunidades como as de hoje de financiamento, condições acessiveis enfim. O que remete-se as cartas dos dias de hoje que não são mais tanto tradicionais, onde escrevia-se páginas e mais páginas, onde tivemos abrevições contantes, e contiua havendo, cartas que antes eram movidas por documentos, por segredos de amantes e por brilhantes pensamentos, hoje temos e-mails que usamos para não mais escrever tanto mas para anexar "entulhos", para que se não for importante para outras pessoas fiquem apenas entulhadas na caixa de entrada, até mesmo uma simples mensagem de dizer que você ama alguém não tem validade alguma e acaba esquecida entre milhões de outros e-mail's. Mesmo assim e-mail está em decadência, pois para que esperar para receber um e-mail que pode vir hoje ou amanhã, se eu posso te dizer hoje e em tempo real e simutaneo com os programas de mensagens instantaneas? As vezes nem nos damos conta, de que os serviços de correios só estão tendo serventia para nos trazer propagandas, cobranças e novos cartões de crédito do banco e talvez nas raras vezes documentos... Decadencia? Que nada, consequências. Afinal sempre desejamos que tudo fosse bem rápidinho num foi? Não, não foi.
O irônico de tudo isso é que sempre que mandei uma carta ela chegou ao endereço, demorou 3 dias a uma semana no máximo, mas chegou. E e-mail's eu mando todos os dias e as vezes não chegam para seus devidos remetantes.
Podem me chamar de quadrado, anti-contemporaneo, mas digo-lhes leitores eu prefiro ser um "romantico a moda antiga" e mandar uma carta que dure 3 dias ou uma semana, do que ficar no vazio de um e-mail para que nunca seja aberto e fique o resto da vida em uma caixa de entrada. Pelo menos, pressuponho que um carta dê um ar de surpresa para pessoa que a recebe.
Não quero ser anti-e-mail,  revolucionou e ajudou em muito todos e continua, embora só quero ressaltar que cartas são um bem precioso, um modo de introspecção como um diário.

Comentários

  1. Concordo com vc. Cartas dão um ar de surpresa e importância enorme. Me senti até mal lendo o post, pq já não mando uma carta há uns 2 anos. Bom, no meu caso elas demoravam uns 15 dias pra chegar ao destino rsrsrs, mas enfim. Chegavam e tinham respostas, e eu ficava mto feliz quando o carteiro aparecia (hj em dia só recebo contas e propagandas mesmo, rsrsrs). Acho q vou me inspirar e mandar cartas again...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas