Solidão

Solidão é uma dádiva ou um castigo? Descrever solidão é algo mais complexo do que senti-la, pois esta está em todas as localidades possiveis do decorrer do dia do ser, há quem diga que a solidão você já nasce com ela no seu próprio ser, seria então a expressão: "Nasceu para ser sozinho"... Nem sempre solidão é algo negativo, como também não é positivo. Isso mesmo não esquessamos que existem dias que queremos um tempo sozinhos, assim como existem dias que queremos todas as pessoas que gostamos por perto, com toda certeza somos os seres mais esquisitos do mundo, vivemos no mundo espelhado onde tudo é o avesso... Não sabemos o que queremos, e quando sabemos chega um certo ponto que esquecemos o por que de ter começado.

A dor do ser solitário é tão forte quanto o mito de Prometeu, onde este agoniza por está amarrado e uma águia todos os dias vir alimentar-se de seu fígado por toda a eternidade... Muito embora, você possa acostumar-se com a dor olhar para dentro de si, ficar mais lúcido para o mundo e começar a ve-lo de uma forma diferente nunca vista, ou sentida como antes é como disseram uma vez "sem o amargo o doce não é tão doce" só se sabe disso quando se prova o amargo antes para desfrutar de um doce mais puro e desejado. Isso é como a vida! Que grande irônia não?! Precisamos de um pouco de sofrimento para darmos valor a algo, engraçado com nós não sabemos tão bem sobre dor evitamos para sermos 100% felizes mesmo sabendo que essa felicidade que está estampada em páginas de redes sociais ou em propagandas de T.V e produtos é tão fajuta quanto dizer que Pandora não abriu a caixa por curiosidade... Seja como for vemos que nascemos "sozinhos", dependemos do outro para nosso proprio bem e findamos só com a esperança de algo, ou em algo para ser mais exato.
O grande mistério a ser desvendado no que diz respeito a solidão, ao qual não poderemos desvendar, dependemos do outro para saber sobre isso. Fico com uma frase simples: "Deixe que eles leiam minha mente."
Para resumir de vez solidão nada mais é do que uma lâmina cortante de dois gumes, há daqueles que digam que a solidão é o todo mal que Deus inventou para castigar os homens que não mereciam a presença e convivência de si mesmo até não suportarem mais o próprio convivio... Há outros que dizem que isso foi apenas um castigo do próprio homem para si, quando foi expulso do paraíso. Para compensar a falta de Deus se auto-isolou por vergonha do pecado que cometeu... E há explicação da autoreflexão para se chegar ao seu Nirvana, ao climax máximo de prazer... Os modos? São várias variáveis possiveis dentro de um universo diversificado de hipóteses, mitologias e explicações cientificas e ocultas. Por fim, nem um ser humano gosta de ser 100% solitário, sempre existe algo a que se apegar, seja objeto, animal, sujeito, Deus, ou até a própria solidão já companhia suficiente, pois estara com seus pensamentos.  

Comentários

  1. O filósofo Martin Heidegger diz que estar só é a condição original de nos seres humanos. Que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte. Agora a questão é como lidamos com isso... Podemos aceitar a solidão como o preço de nossa própria liberdade, reconhecendo que somos responsáveis pelas nossas escolhas na vida, ou vivenciá-la como abandono.Com base Heidegger, viver é arriscar para que objetivos sejam atingidos e arcar com a responsabilidade dessa escolha.
    Beijos Carla Maciel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas