A Loucura

Partindo desse pressuposto, o que você enquanto sujeito normal entende de loucura? Reflita uns instantes agora nesse momento e coloque na sua cabeça os conceitos sobre loucura, ou melhor um louco. O que é um louco para você?
Segundo o wikipédia loucura é:
  A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Algumas visões sobre loucura defendem que o sujeito não está doente da mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental.

Se você acha que loucura é isso então podemos afirmar por exemplo que Nietzsche era louco, pois segundo ele fazia sua filosofia não como os outros com algo linear e lógico, mas aforístico fazendo com que essa linearidade fosse quebrada de forma que não explicarei algo em apenas um livro teorizando o que tem e o que não tem mais em um texto curto e consistente, era como o martelo que quebra o lógico. Ele foi louco? Na sua época disseram, e hoje é consagrado como Gênio. Um exemplo bem mais próximo que é o oposto de Nietzsche, bem oposto diga-se de passagem, Jesus Cristo foi um sábio, de inicio um louco pois, ele dizia que era filho de Deus e ninguém acreditou até ele revolucionar o homem de maneira interna e não externa, a revolução pela suas emoções foi a proposta de Jesus, um louco? E por último exemplo, Mahatma Gandhi considerado um gênio? No tempo dele acho que todos achavam ele no minimo um ingênuo por não ter pego em uma arma sequer para libertar seu pais da fúria da Rainha, guiando o seus companheiros pelo  princípio do satyagraha revolucionou, sendo comparado (No sentido de revolucionário) com o próprio Jesus por isso. Bem se essas pessoas foram gênios ou loucos ninguém sabe o certo, mas o levantamento em questão é que por um louco viver em seu mundo alternativo nós podemos condena-los por isso? Atire a primeira pedra quem nunca teve seu próprio mundo? Que já pensou que era alguma coisa? Será que só por isso as outras pessoas são loucas? Por que rasgão dinheiro? Como diz Arnaldo Baptista "Mais louco é quem me diz..." Ou seja, a sociedade cobra tanto de você de maneira tão extrema que você não pode ter um minuto fora da sua própria sanidade, pois a sociedade é dona da sua sanidade é uma relação de poder da sociedade para com sua mente. e continuando com o Arnaldo "Dizem que sou louco, por pensar assim..." 
Então resumindo eu num posso ser uma metamorfose ambulante? Claro que posso, quem disse que não? O que você acha de por exemplo mundar de conceitos, mais não de sua essência? De ser essência e não aparencia? Ninguém sabe nada sobre você, nem você mesmo sabe que é. Por que então você ouve o que os outros tem a dizer? Por que eles estão de fora, mais eles estão vendo apenas o superficial, que compoe o interior é apenas você, e você pode ser essa metamorfose ambulante, ser louco por ser feliz. exagerado, e caminhar contra o vento... Os outros servem apenas de ferramenta para compor o que você já é, e não para comandar você. 
Seja como for, seja quem você for, seja que essência você tem... Irônico é pensar que o outro tem o poder de dizer o que você é, quando na verdade ninguém pode falar isso melhor do que você mesmo.
"Sim, sou muito louco e não vou me curar, Mais já não sou o único que encontrou a paz. Mais louco é quem me diz e não é feliz... Eu sou Feliz."        

Comentários

Postagens mais visitadas