As 5 emoções básicas do ser humano

Culpa

Amor





Vergonha


Vingança
Ódio
Escolhi esse tema pois, de certa forma me despertou curiosidade ao assistir hoje de novo o filme vanilla sky. A pessoas que digam que não são cinco emoções básicas, mas seis. Algumas dizem que é alegria, tristeza, raiva, medo e amor. Embora eu tenha que admitir que prefiro ficar com a culpa, o ódio, vergonha, vingança e o amor. Mas por que aderir esses conceitos? Se você observar bem nossa sociedade pós-moderna se encaixam neles sentimos CULPA por ter constantes conflitos internos do que desejo e do que é proibido, sinto ÓDIO por algo, ou alguém destruir nossos objetivos, sentimos VERGONHA por que ela ao contrario da culpa que é interna e privada, é vivida em um espaço público, é quando falhamos pois colocamos expectativas em algo que esquecemos completamente do fator "se der errado", não nos preparamos para dados momentos e nós sentimos isso. Queremos VINGANÇA pois nos achamos no direito de julgar as pessoas, de passar tudo o que nós passamos, como uma espécie de lição de moral. Mas quem disse que esse é um bom caminho? Vingança é apenas o seu ódio dominando seu corpo e envenenando seus idéais, o seu ser. Vingança não é justiça é apenas um ciclo vicioso sustentavél que tem o proposito de se manter continuamente. Não poderia faltar entre todas essas o AMOR... Se bem me lembro amor em japonês significa AI, e como forma simbólica digo que amor também é dor, é compartilhar, é ser flexível e é ser racional, se enganam aqueles que dizem que o amor é irracional, jamais confundão amor com paixão, há uma grande diferença até mesmo biológica para quem não sabe. Paixão é algo efêmero que se esvai, se escoa como água. Amor é sólido como vidro, mais não impede de ser quebravel e frágil por isso o comparei com vidro. O amor é uma força poderosa observe bem os grandes sábios eles falavam através das emoções mais principalmente do amor, observe Jesus Cristo, Mahatima Gandhi, Socrátes, Platão... O amor é algo puro e da alma.
 Os fatores colocados foi apenas um lampejo que tive durante o filme sobre o que está sendo vivenciado e observado na sociedade, todos tem medo de errar, todos tem medo de sentir é daí que surge a sexta emoção básica o medo. Encerro este hoje dizendo uma celebre frase que marcou o filme mais uma vez para mim, alias duas frases: "Cada segundo é uma oportunidade de mudar tudo."
"TEM SIDO UMA BRILHANTE JORNADA INTROSPECTIVA... AGORA VOCÊ PODE SE FAZER A SEGUINTE PERGUNTA. O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ?" Pense nisso, e dessa vez não tem irônia, a não ser a que a realidade parece as vezes ser um sonho na nossa mente, mas somos apenas babacas que vamos acordar a qualque instantes e não vamos rir da dessa piada.
Boa noite! Bye!

Comentários

Postagens mais visitadas