Jogos de palavras

Anagrama de palavras.

Adoro especificamente essa temática, onde você pode brincar com as palavras, principalmente a nossa língua o português brasileiro, mexer com as palavras, embaralhar, dar outro sentido ou até dar duplo sentido. É simplesmente fascinante ver algo que você pode dar mil contextos, até porque outras pessoas que forem ler e analisar vão dar várias variáveis sobre o mesmo assunto. Um exemplo claro disso seria o simples uso de uma vírgula, pense só uma vírgula pode mudar todo um sentido de uma frase encaixada em um texto que pode então levar com que todo o resto esteja condenado, um acento muda uma palavra que muda uma conotação e uma palavra e um erro de digitação ou de manuscrito pode mudar a palavra e transforma-la o que era e passa a ser. Vejamos um exemplo claro "o outro nos excede é excesso". Agora vamos mudar a ordem das palavras e dar uma nova conotação "Nos excede o outro é excesso". Algo que ouvi em uma palestra algumas horas atrás foi bem esclarecedor, o ato de repetir e repetir. Aprendemos que se nós repetirmos algo mecanicamente vamos 'aprender' o que estamos fazendo e vamos refinar essa habilidade. No caso das palavras acho que o cabível é "repetir e repetir até ficar diferente". E por que isso com as palavras? Pelo simples fato, de toda vez que é falado ou escrito você dar outro significado, você melhora o texto, muda, gera algo tocante ao que está sendo lido, para quem está lendo e depois volta ao que era, ou não. Este texto é um bom exemplo disso quando o transcrevi e li complementei e tirei, repetir a ação de ler e então coloquei outros enfoques, talvez amanhã eu faça a mesma coisa e mude algo.
          Nessas várias variáveis podemos observar que essa ‘brincadeira’ dos adultos, dos poetas, ou até dos ignorantes é enigmático, atrativo, engraçado, são anagramas para um foco final chamado ironia.   

Comentários

  1. O mais importante é o nosso aprendizado e as formas de comunicação que muitas vezes deixamos de lado, por receio, ou por procurar palavras para expressar sentimentos, mas palavras soltas não diz a verdade. O nosso olhar diz mais. parabéns pela observação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas